Seja bem vindo ao universo da tecnologia
Logo
Breeze
Inteligência em Automação e T.I.
+ 55 32 3015-4263
Automação Residencial e Internet das Coisas - Breeze Tecnologia
A Breeze fornece soluções de áudio e vídeo integrado com o sistema de casa inteligente com melhor custo da região de Juiz de Fora. Contato: 032 3015-4263
T.I., Informática, automação, automação residencial, automação corporativa, automação predial, ti, analista de sistema, casa inteligente, smart home, gestão de ti, fotovoltaico, energia solar, eficiente, conforto, elegância, knx partner, som, áudio, vídeo, home, theater, iluminação, iluminação, juiz de fora, minas gerais, zona da mata, domótica, fibaro, z-wave, controlart
348041
post-template-default,single,single-post,postid-348041,single-format-standard,eltd-cpt-2.2,ajax_fade,page_not_loaded,,moose-ver-3.4, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,side_menu_slide_with_content,width_370,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive

Automação Residencial e Internet das Coisas

Como essas tecnologias trabalham para te dar mais conforto e praticidade?

Interagir de forma diferente com os aparelhos de uma casa já é uma possibilidade há algum tempo através da automação residencial, que já falamos por aqui, e da chamada Internet das Coisas (IoT). Um combo de tecnologia que permite que os equipamentos de uma residência estejam conectados, gerando dados para informação do morador e realizando tarefas autônomas para o conforto e comodidade de todos.

O que é a Internet das Coisas?

Para quem ainda não se familiarizou com o termo, Internet das Coisas (cujo a abreviação “IoT” vem do inglês “Internet of Things”) nada mais é do que um conceito que se refere, resumidamente, à conexão virtual chegando aos objetos comuns, como eletrodomésticos, por exemplo. Todos os aparelhos que são conectados através da internet podem trocar dados e informações, além de serem capazes de executar tarefas e comandos de modo inteligente através de sistemas de automação.

 E é aí que se encontra a relação direta entre a automação e a Internet das Coisas.

Um sistema de automação residencial baseado em IoT é feito, basicamente, de servidores remotos, localizados na internet, e sensores. Esses servidores o ajudam a gerenciar e processar os dados sem a necessidade de computadores personalizados. Eles podem ser configurados para controlar e monitorar vários sensores instalados na casa e que podem ser usados com diferentes finalidades, entre elas:

Na Iluminação: a iluminação nos permite criar diversos cenários nos ambientes, e, com algumas configurações predefinidas.

Na Climatização: é possível controlar a climatização no interior de um imóvel, seja ele residencial ou um escritório. O usuário pode definir a temperatura do seu ar-condicionado ou do sistema de aquecimento e, até mesmo, o tempo de operação do equipamento. Sem falar na possibilidade de automatizar janelas e persianas para abrir e fechar quando necessário, garantindo assim maior uso da iluminação natural, promovendo conforto e economia de energia.

Na Segurança: Monitorar um imóvel de forma remota através do acesso às câmeras de segurança conectadas à internet. Além das câmeras, estão disponíveis diversos tipos de sensores smart, incluindo sensores de presença e sensores de abertura, para portas e janelas. Uma vez acionados, eles podem enviar um alerta para outros dispositivos e para seu smartphone.

Nos Sistemas de áudio e vídeo: Ambos podem ser acionados de forma automatizada, criando um ambiente perfeito para ouvir uma música, assistir um filme e se divertir dentro de sua própria casa.

Com esses exemplos, vemos que a casa do futuro, que um dia parecia ficção, já é realidade e podemos concluir que, tanto a tecnologia de automação quanto a Internet das Coisas, andam juntas em busca de um único objetivo:  aprimorar o conforto, a segurança, a economia e a tranquilidade dos usuários.

Gostou de conhecer mais sobre a IoT na automação residencial?  Continue acompanhando nossos blogposts e fique por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia!