Seja bem vindo ao universo da tecnologia
Logo
Breeze
Inteligência em Automação e T.I.
+ 55 32 3015-4263
Assistentes Virtuais - Breeze Tecnologia
A Breeze fornece soluções de áudio e vídeo integrado com o sistema de casa inteligente com melhor custo da região de Juiz de Fora. Contato: 032 3015-4263
T.I., Informática, automação, automação residencial, automação corporativa, automação predial, ti, analista de sistema, casa inteligente, smart home, gestão de ti, fotovoltaico, energia solar, eficiente, conforto, elegância, knx partner, som, áudio, vídeo, home, theater, iluminação, iluminação, juiz de fora, minas gerais, zona da mata, domótica, fibaro, z-wave, controlart
348031
post-template-default,single,single-post,postid-348031,single-format-standard,eltd-cpt-2.2,ajax_fade,page_not_loaded,,moose-ver-3.4, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,side_menu_slide_with_content,width_370,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive

Assistentes Virtuais

Assistentes Virtuais: facilidade e praticidade por comando de voz

 

Softwares são cada vez mais comuns nas casas e empresas com objetivo de facilitar a realização de atividades do dia a dia.

 

Quem nunca sonhou, ao menos por um instante, em ter uma casa ou empresa onde fosse possível acender as luzes, fechar as cortinas ou trancar as portas apenas através de um comando de voz? Fazer isso pode ser muito mais fácil e simples do que muitos imaginam. Isso porque os assistentes virtuais vêm se popularizando e se tornando cada vez mais acessíveis.

Através da tecnologia utilizada nesses softwares é possível automatizar processos e facilitar atividades do nosso dia a dia.

Mas afinal, o que são os assistentes virtuais?

Resumidamente os assistentes virtuais são softwares que respondem a comandos de voz ou de texto para desempenhar funções diversas. Eles podem, por exemplo, reproduzir listas de músicas, fazer ligações, enviar mensagens, criar listas e agendar compromissos.

Outro ponto a se destacar é que os assistentes virtuais são peça-chave para um imóvel conectado e inteligente, uma vez que são extremamente eficientes na rotina de uma casa ou empresa. Eles podem ser utilizados como interfaces de comando de cenas, permitindo apagar ou acender luzes, acionar alarmes, controlar a TV, ajustar termostatos, trancar portas e fechar cortinas em horários programados ou no exato momento em que se solicita.  E como hoje diversos eletrodomésticos já estão sendo vendidos com conexão para automação, aplicar todos esses benefícios fica ainda mais simples e funcional.

A chegada desses “ajudantes tecnológicos” foi possível graças à inteligência artificial, combinada com outras tecnologias, como por exemplo, o Machine Learning, que permite que eles aprendam cada vez mais a partir de suas interações com as pessoas. Assim, as respostas dos assistentes virtuais vão sendo aperfeiçoadas com seu uso, possibilitando entregar resultados cada vez mais satisfatórios e naturais aos usuários.

Oferecendo tanta facilidade e praticidade, não é de se estranhar o crescimento na utilização dos assistentes virtuais. Dados de uma pesquisa da Ilumeo, realizada com 1.100 brasileiros, mostrou que 48% dos participantes já utilizam algum tipo de assistente virtual semanalmente, e 84% consideram o serviço de voz bem mais prático e rápido do que ter que digitar um comando. Sem falar que no mundo dos negócios muitas empresas passaram a adotar esses softwares para facilitar atendimentos, automatizar rotinas e até baratear soluções.

Atualmente, os assistentes virtuais mais conhecidos e utilizados são Siri (da Apple), Alexa (da Amazon) e o Google Assistente (do Google).

Vamos conhecer mais um pouco sobre eles?

SIRI – APPLE

Lançada em 2010, a Siri é a assistente inteligente da Apple, restrita aos dispositivos da marca, tais como iPhone, iPad, Macbook, iMac, Apple Watch, AirPods, HomePads e Apple CarPlay. Ela é ativada por um comando de voz e, a partir dele, obedece a uma infinidade de novos comandos, como pesquisar na internet, realizar chamadas, definir alarmes, abrir aplicativos, tocar música, entre outros. Na automação residencial, ela também pode ser útil para facilitar as rotinas da casa/empresa. Para isso, os equipamentos precisam ser compatíveis com a o aplicativo da Apple Store HomeKit.

ALEXA – AMAZON

Comercialmente, a Alexa surgiu em 2014 ao ser lançada pela Amazon. A assistente virtual nasceu com o foco de atender ao usuário nas tarefas do dia a dia, como configurar alarmes, informar a situação do trânsito ou a previsão do tempo, além de interagir com dispositivos como geladeiras, lâmpadas inteligentes, microondas, fechaduras, termostatos, controles remotos, sensores de movimento, interruptores e etc.

GOOGLE ASSISTENTE – GOOGLE

O Google Assistente é o assistente virtual criado pelo Google, em 2016. É um dispositivo que pode realizar tarefas rotineiras, como ligar para pessoas, mandar mensagens, pesquisar no Google, conversar com o usuário, além de dar suporte para diversos aparelhos de Smart Home, incluindo caixas de som, Smart TVs, sistemas de segurança e iluminação. Tudo isso graças à utilização da inteligência artificial para identificar e responder comandos de voz.

Quer utilizar os benefícios dos assistentes virtuais na sua casa ou na sua empresa? Mande uma mensagem para nossa equipe.